Entenda o Tesouro Direto

RSS
Facebook
Facebook
Google+
Google+
http://granagrana.com/entenda-o-tesouro-direto/
Youtube
Youtube
Pinterest
Pinterest
LinkedIn
Flipboard magazine

 

O que é necessário para investir no Tesouro Direto?

Para investir seu dinheiro em títulos é necessário fazê-lo por intemédio de uma corretora ou banco (os chamados agentes de custódia) que fazem a ligação entre o sistema do Tesouro Direto e o investidor. Antes de comprar um título, o investidor deve transferir seus recursos para a corretora, que é a responsável pelo pagamento (liquidação) da operação. Uma vez pago, o título fica guardado (custodiado) na CBLC, numa conta em nome do investidor.

O Tesouro Direto disponibiliza diariamente uma tabela com identificação do título, data de vencimento, preço unitário e taxa de cada título público disponível para venda que podem ser consultados pelo investidor nesta página.

Quais os riscos envolvidos no Tesouro Direto?

Como qualquer tipo de investimento, o Tesouo Direto apresenta riscos.

Ao emprestar dinheiro para alguém, sempre há o risco de que este alguém (de boa-fé) não tenha recursos disponíveis para devolver o dinheiro emprestado na data prometida.

Logicamente, como se trata de um empréstimo ao governo federal, a chance de o governo não ter recursos para honrar o pagamento de títulos é muito pequena – o governo sempre pode aumentar os impostos para aumentar sua arrecadação – porém, esta chance existe.

Outro risco existente é que o investidor necessite resgatar o título antes da data de vencimento o que, na maioria dos caso, acarretará o recebimento de valores menores que o esperado.

Recomendamos a leitura de Títulos Públicos: Natureza Jurídica e Mercado, de Marcos F. Catapani, para entender melhor as variáveis envolvidas neste tipo de investimento.

Livros recomendados

 

RSS
Facebook
Facebook
Google+
Google+
http://granagrana.com/entenda-o-tesouro-direto/
Youtube
Youtube
Pinterest
Pinterest
LinkedIn
Flipboard magazine

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *