Entenda o Tesouro Direto

RSS
Facebook
Facebook
Google+
Google+
http://granagrana.com/entenda-o-tesouro-direto/
Youtube
Youtube
Pinterest
Pinterest
LinkedIn
Flipboard magazine

 

Quais são os tipos de títulos disponíveis?

Os títulos oferecidos pelo governo federal são:

  • Tesouro Prefixado (antes chamado de LTN);
  • Tesouro Prefixado com Juros Semestrais (antes chamado de NTN-F);
  • Tesouro IPCA (antes chamado de NTN-B Principal);
  • Tesouro IPCA com Juros Semestrais (antes chamado de NTN-B);
  • Tesouro Selic (antes chamado de LFT);

Para entender com mais riqueza de detalhes, sugerimos a leitura de Tesouro Direto e Outros Investimentos Financeiros de autoria de Roberto G. Ferreira, que esclarece de forma completa a utlização dos títulos públicos como forma de investimento.

Os dois primeiros tipos de títulos são prefixados, ou seja, a taxa de rentabilidade é pré-determinada no momento da compra.

Ela é dada pela diferença entre o preço de compra e pelo preço no momento do vencimento; não é corrigido por nenhum indexador. Já os demais títulos são pós-fixados pois seu valor é corrigido pelo seu indexador.

Como você pode se beneficiar?

Existe uma regra simples que pode evitar que você perca muito dinheiro neste tipo de investimento: compatibilizar a data de vencimento do título com a data de realização esperada de seu objetivo.

Muitos investidores cometem o erro de comprar títulos de longo prazo quando sabem que o dinheiro investido será necessário no curto prazo; resgatar o dinheiro antes do vencimento do título compromete seriamente a rentabilidade do investimento.

Considere que você, por exemplo, tem a intenção de comprar um carro daqui a dois anos, para isto seria ideal que comprasse títulos com vencimento neste mesmo período (título de curto prazo).

Se, por outro lado, você pretende comprar um imóvel (casa própria ou para gerar renda) daqui a 4 ou 5 anos, seria lógico investir seu dinheiro em títulos que tenham data de vencimento próxima a este prazo (título de médio prazo).

Como último exemplo, um título de longo prazo, digamos, com vencimento daqui a 18 anos, seria o ideal para investir dinheiro para sua aposentadoria quando parasse de trabalhar.
 

 
Clique abaixo para a próxima página do artigo…

RSS
Facebook
Facebook
Google+
Google+
http://granagrana.com/entenda-o-tesouro-direto/
Youtube
Youtube
Pinterest
Pinterest
LinkedIn
Flipboard magazine

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *