Dividend Yield

RSS
Facebook
Facebook
Google+
Google+
http://granagrana.com/dividend-yield/
Youtube
Youtube
Pinterest
Pinterest
LinkedIn
Flipboard magazine

 

O que é o Dividend Yield?

Se você é um investidor e está à procura de dividendos, existem uma série de fatores de comparação entre ativos específicos para você.

Uma das métricas mais úteis é o Dividend Yield.

Historicamente, altos dividend yield têm sido considerados desejáveis entre os investidores. Um alto dividend yield pode ser uma evidência de que um ativo (ação) está subvalorizado ou de que a companhia está enfrentando dificuldades e que o pagamento de futuros dividendos não será tão expressivo como os anteriores. Analogamente, um baixo dividend yield pode ser uma evidência de que o ativo está supervalorizado ou que futuros dividendos podem ser maiores.

Utilizar o Dividend yield é uma forma fácil de comparar a atratividade entre vários ativos que paguem dividendos.

Esta medida é um fator financeiro que mostra o quanto uma companhia paga em dividendos anualmente em relação à cotação de um ativo. Quando não se ganha com a valorização de um ativo (ganho de capital), o dividend yield representa o retorno no investimento neste ativo.

Se quiser aprofundar mais, recomedo a leitura do livro
Aprenda a Operar no Mercado de Ações de Alexander Elder que explicará este e muitos outros conceitos úteis para selecionar ações com potencial de valorização.
Conceitos ainda mais técnicos podem ser obtidos pela leitura de Sistema Financeiro e Bancário de Carlos Arthur Newlands.

Em outras palavras, o dividend yield expressa a porcentagem de retorno que uma companhia paga aos seus investidores em forma de dividendos. É sabido que companhias tradicionais e sólidas têm tendência a pagar maiores porcentagens em dividendos do que companhias jovens e que seu histórico de pagamento de dividendos pode ser mais consistente.

Como calcular?

É possível calcular o Dividend Yield determinando o fator entre os dividendos totais anuais pagos por ação pelo preço atual desta ação:

dy = dividendo anual por ação / preço da ação

 

 
Clique abaixo para a próxima página do artigo…

RSS
Facebook
Facebook
Google+
Google+
http://granagrana.com/dividend-yield/
Youtube
Youtube
Pinterest
Pinterest
LinkedIn
Flipboard magazine

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *