Deficit – O que significa?

RSS
Facebook
Facebook
Google+
Google+
http://granagrana.com/deficit-o-que-significa/
Youtube
Youtube
Pinterest
Pinterest
LinkedIn
Flipboard magazine

 
Por outro lado, se o deficit governamental financia despesas supérfluas ou os custos da máquina governamental, a maioria dos economistas recomenda cortes de impostos para estimular o investimento privado como uma forma de equilibrar o orçamento.

Deficit/Supervait dos EUA entre 1901 e 2006
Deficit/Supervait dos EUA entre 1901 e 2006

A bola de neve do deficit

A cada ano, o deficit do governo é adicionado à dívida pública. O tesouro do governo, para levantar o dinheiro para cobrir o deficit, deve vender Títulos do Tesouro (veja Entenda o Tesouro Direto para tirar proveito deste tipo de investimento).

Os títulos do tesouro emitidos pelo governo são semelhantes a empréstimos. O governo toma dinheiro emprestado do público oferecendo em troca títulos negociáveis que tem direito a receber juros após determinado período de tempo.

Os juros pagos pelo governo aos títulos é o que motivo as pessoas a comprá-los.

Invariavelmente, os gastos do governo somados aos juros pagos para os títulos deverão ser pagos pelos contribuintes mediante a arrecadação de impostos.

Um deficit governamental maior significa aumento dos impostos para que seja possível pagar a dívida governamental, assim, um descontrole dos gastos do governo pode levar à uma bola de neve capaz de levar o governo à falência.

Concluíndo

Deficit não é necessariamente bom ou ruim!
O livro de Robert Kiyosaki, Pai Rico: Unfair Advantage bate bastante na tecla da boa dívida e te faz entender melhor relação entre impostos, inflação, dívida e lucro.

Déficit implica intrinsecamente em dívida, e dívidas são como espadas de dois gumes. Ele pode ajudar você a atingir seus objetivos ou inviabilizá-los.

O verdadeiro desafio é aprender a discernir entre dívida boa e dívida ruim; evitar dívidas nem sempre é inteligente, uma boa dívida pode evitar que você disponibilize sua reserva financeira para atingir um objetivo.

Para ter uma ideia mais completa de como gerenciar suas dívidas, leia 5 erros comuns que te impedem de ficar rico.

Livros recomendados

 

RSS
Facebook
Facebook
Google+
Google+
http://granagrana.com/deficit-o-que-significa/
Youtube
Youtube
Pinterest
Pinterest
LinkedIn
Flipboard magazine

Um comentário em “Deficit – O que significa?

  • 25 de julho de 2016 em 14:43
    Permalink

    Muito interessante. O conceito ficou bem claro agora.
    Excelente post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *