Conta bancária essencial sem tarifas – bancos vão odiar quem ler este artigo

RSS
Facebook
Facebook
Google+
Google+
http://granagrana.com/conta-bancaria-essencial-sem-tarifas-bancos-vao-odiar-quem-ler-este-artigo/
Youtube
Youtube
Pinterest
Pinterest
LinkedIn
Flipboard magazine

 

 
Os pesquisadores do Idec pediram que o seus respectivos pacotes de serviços bancários recém adquiridos fossem alterados para a conta-corrent de serviços essenciais. No entanto, alguns dos funcionários dos bancos demonstraram desconhecer esse direito e outros criaram dificuldades para a mudança.

No saldo final, dois bancos não converteram a conta para a de serviços essenciais.

Um deles foi o HSBC, que negou expressamente a existência da modalidade. O atendente foi categórico: “não existe conta gratuita”. Ele alterou a conta do pesquisador para o pacote padronizado, que cobra tarifa bancária.

De acordo com as normas do Banco Central, esse tipo de conta (pacote padronizado) também deve ser oferecido obrigatoriamente pelos bancos, mas ele tem características diferentes das contas-corrente de serviços essenciais (número maior de saques e não inclui folhas de cheque, por exemplo) e é tarifado. “Cada banco pode cobrar o valor que quiser pelo pacote padronizado, enquanto a conta-corrente de serviços essenciais é sempre gratuita”, explica Venâncio Guerrero, economista e coordenador da pesquisa.

O Banco do Brasil também não realizou a mudança.

Embora tenha admitido a existência dos serviços essenciais, alegou que o tipo de conta do pesquisador impedia que o sistema realizasse a conversão.

Já o Bradesco e o Santander converteram a conta, mas antes tentaram persuadir o pesquisador a continuar com o pacote de serviços contratado. Apenas a CEF e o Itaú não apresentaram empecilhos.

Assim, em resumo, se suas necessidades bancárias são satisfeitas pelos serviços oferecidos na conta-corrente essencial vá até a agência bancária em que tem conta e exija sua conta-corrente essencial sem tarifas, ou crie uma nova conta-corrente essencial diretamente em outro banco.

Lembre-se que você pode ter conta-corrente essencial em mais de um banco ao mesmo tempo e livrar-se das tarifas.
 

Livros recomendados

 

RSS
Facebook
Facebook
Google+
Google+
http://granagrana.com/conta-bancaria-essencial-sem-tarifas-bancos-vao-odiar-quem-ler-este-artigo/
Youtube
Youtube
Pinterest
Pinterest
LinkedIn
Flipboard magazine

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *