Como a inflação corrói seus investimentos

RSS
Facebook
Facebook
Google+
Google+
http://granagrana.com/como-a-inflacao-corroi-seus-investimentos/
Youtube
Youtube
Pinterest
Pinterest
LinkedIn
Flipboard magazine

 

O que é Inflação?

O conceito econômico de inflação pode ser definido como a desvalorização da moeda que causa um aumento no nível geral de preços de bens e serviços na economia ao longo de um período de tempo (veja Inflação – O pior inimigo de seu dinheiro ).

Devido à inflação descontrolada, a nota do Zimbabwe mostrada abaixo não é suficiente para comprar nem um biscoito!

Zimbabwe-Hundred-Trillion-Dollar-Bill

 

Como a inflação pode me afetar?

A taxa de inflação é importante, pois representa a taxa na qual o valor real de um investimento é corroído e em que velocidade ocorre a perda do poder aquisitivo da moeda corrente ao longo do tempo. A inflação também diz aos investidores qual a taxa de retorno real que seus investimentos devem ter para não perder dinheiro com um investimento.

Vamos supor que uma mercadoria possa ser comprada hoje por $10 e a taxa de inflação seja 5% ao ano. Teoricamente, 5% de inflação significa que a mesma mercadoria custará 5% mais caro daqui há um ano, ou seja, $10.50.

Se quiser aprender muito sobre inflação, recomendamos a leitura do livro Pai rico, Pai pobre de Robert Kiyosaki, que trata do tema de forma prática e com exemplos muito claros, mostrando a perspectiva histórica da inflação, suas causas e consequências.

No tocante aos seus investimentos, se a taxa de inflação não for considerada, a taxa de retorno de um investimento será uma taxa nominal de retorno e não uma taxa real de retorno.

A taxa real de retorno é o retorno anual realizado em um investimento, que é ajustada pelas variações de preços devido à inflação ou a outros efeitos externos. Ela expressa a taxa nominal de retorno em termos reais, o que mantém o poder de compra de um determinado nível de capital constante ao longo do tempo.

Por exemplo, se você investir em um fundo que paga juros de 5% ao ano e a taxa de inflação é atualmente de 3% ao ano, então o retorno real de seu investimento será de 2%. Em outras palavras, embora a taxa nominal de retorno sobre seu investimento é de 5%, a taxa de retorno real é de apenas 2%, o que significa que o valor real de seu investimento só aumentou em 2% durante um período de um ano.
 

 
Clique abaixo para a próxima página do artigo…

RSS
Facebook
Facebook
Google+
Google+
http://granagrana.com/como-a-inflacao-corroi-seus-investimentos/
Youtube
Youtube
Pinterest
Pinterest
LinkedIn
Flipboard magazine

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *